ABJ – Associação Brasileira de Jurimetria

A Associação Brasileria de Jurimetria (ABJ) é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 2011, que tem como objetivo principal incentivar o uso da Jurimetria, estudo empírico do Direito, como ferramenta de tomada de decisão e melhora da prestação Jurisdicional Brasileira.

É formada por pesquisadores das áreas do direito, da estatística e atualmente é a única organização brasileira que tem como objetivo a realização de pesquisas empíricas voltadas para a compreensão e gestão estratégica dos institutos de direito, participando de ações voltadas para a administração de tribunais, elaboração de leis, análise de carteiras e populações de processos e pesquisas acadêmicas em geral.

A ABJ tem sua origem em um grupo de pesquisadores do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) que, no início de 2009, se uniram com o intuito de elaborar pesquisas empíricas a respeito de recursos julgados pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

A associação fomenta, produz e lidera pesquisas empíricas, além de promover eventos, cursos e treinamentos. Com matriz em São Paulo, sua atuação em pesquisas pelo laboratório de jurimetria estende-se a nível nacional. Atualmente, ela é a principal referência do Brasil no desenvolvimento de ações estratégicas para o aperfeiçoamento da administração da justiça através da Jurimetria.

https://abj.org.br/

Contate-Nos

Este é um evento passado. As incrições etsão fechadas. Ver outros eventos da ABJ – Associação Brasileira de Jurimetria.

Detalhes do Evento

A 12ª edição do Café Jurimétrico terá como tema as Décadas de Jurimetria.


O Café é um evento mensal exclusivo à associados da ABJ, e nesta edição contará com a participação do advogado e professor do Curso de Jurimetria Fabiano Feijó Silveira, além do mestre em estatística e professor da Faculdade de Direito da PUC-RS Filipe Zabala, criadores do artigo Decades of Jurimetrics, publicado pela Cornell University.


Ainda não é associado e gostaria de participar do café jurimétrico? Entre em contato conosco através do e-mail relacionamento@abj.org.br.

Palestrantes

Fabiano Feijó Silveira

Fabiano Feijó Silveira

Filipe Zabala

Filipe Zabala